quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O sono perigoso!


No livro de Atos no Capitulo 20: 9-12 vemos que Paulo estava no último dia de sua viagem pela cidade de Trôade e seu sermão se estendeu um pouco mais do que o normal. Havia lá um jovem por nome Êutico sentado na janela. O fato é que em algum determinado momento o que o apostolo Paulo falava tornou-se não muito interessante para o jovem. Creio que Êutico não tinha tanta paixão pela mensagem que estava sendo pregada e se deixou vencer pelo sono. Como estava num lugar perigoso e que não tinha sido feito para sentar e por isso não tinha nenhum tipo de proteção, o jovem caiu do terceiro andar da casa onde estavam todos reunidos e morreu. Pela graça de Deus Paulo cheio do Espírito Santo ressuscita o jovem e tudo acaba bem.

Essa não foi a primeira vez que vemos pessoas dormirem e negligenciarem sua missão. Você deve lembrar-se de Jonas que tinha a missão de pregar em Nínive, mas escolheu dormir profundamente no porão de um navio que seguia em direção oposta ao destino desejado por Deus.
Sansão é outro exemplo de pessoa escolhida pelo próprio Deus para uma grande missão entre seu povo e que acabou dormindo no ponto ao flertar com o pecado e não perceber as conseqüências que o seu cochilo lhe traria.
Pedro, Tiago e João também tinham uma missão dada por Jesus no Getsemani. Orar! Mas não foi bem assim que Jesus lhes encontrou. Eles dormiram durante a missão.

Alguns anos atrás eu li uma matéria chamada, “eles são diferentes e adoram isso” da revista Veja, (edição 2077, 10 de setembro de 2008) a matéria falava da postura dos jovens de algumas novas igrejas e colocava como única diferença o fato de não beber, não fumar ou fazer sexo antes do casamento. “eles vão pra balada, beijão quem eles quiseres, buscam prosperidade e fazem questão de ser igual a todos os outros”.

Eu me pergunto quando nós vamos acordar desse sono profundo na espiritualidade evangélica atual. O jovem Êutico estava num lugar de perigo e não estava atento a mensagem do evangelho pregada por Paulo. Ele foi seduzido pela visão e conforto da janela. Muitos de nós jovens cristão vivemos um sono espiritual, e caímos da janela direto para uma fé irrelevante na pós-modernidade. Cristãos camuflados, silenciosos, passivos, discretos. Evangélicos que não se envolvem com as problemáticas urbanas, não lutam pelos direitos do povo, não agem em favor da vida. Será que entendemos o que Paulo fala em Romanos 12? “Não tomai forma desse mundo”, mais (METANOIA) que é uma palavra grega que significa renovação de mente, mudança, conversão de caminho.


Fomos chamados para anunciar e viver as boas novas! Fazer a diferença. Fomos transformados para transformar essa geração. Essa é nossa missão. Mas infelizmente muitos de nós estamos desatentos e sentados na janela perigosa da vida num cochilo que pode matar a alma! É hora de acordarmos desse sono!

Os jovens vivem cada vez mais uma sexualidade desenfreada e irresponsável. As drogas destroem famílias. Estima-se que mais de 873.000 pessoas cometam suicídios todos os anos e essa é a terceira causa mais comum de morte entre os jovens de 15 a 35 anos.
Aproximadamente 8.000 povos no mundo ainda não foram alcançados com o Evangelho. 118 povos indígenas brasileiros ainda não têm missionários. A bíblia precisa ser traduzida ainda para mais de 4.000 línguas. Ainda existem muitos países que não possuem nenhum crente nacionalmente conhecido.
A ONU estima que 150.000 pessoas morram todos os dias! Qual será o destino eterno delas? Onde esta a igreja? Num bom cochilo. Onde estão os jovens chamados por Deus por serem fortes? Na balada, conformando-se com esse mundo, preocupados em serem iguais, buscando desfrutar dessa sociedade hedonista. Em outras palavras num sono gostosoOOO.
Onde você esta? Fuja da janela, (esse é um lugar de perigo) e atente para o chamado de Deus. Ele que usar você mais não o fará se você estiver dormindo espiritualmente, portanto Desperte jovem!

Com certa ironia esperançosa...
Tomas

0 [DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO]:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 VOZ NA RUA. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator