segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

JESUS SÓ CONHECE DISCÍPULOS!

Dois tipos de pessoas acompanhavam Jesus em seu ministério. O primeiro tipo era a multidão, a esmagadora maioria. O segundo tipo era composto pelos seus discípulos. A multidão, na verdade, estava interessada no que Jesus podia fazer, ou seja, nas coisas de Deus. Os discípulos seguiam Jesus por quem Ele era. Não desejavam as coisas de Deus, mas o Deus de todas as coisas!
Hoje em meio a tanta gente falando de Jesus, como identificar um discípulo? Como saber se alguém de fato está seguindo o mestre?
A primeira característica que quero destacar é que os verdadeiros discípulos de Jesus sabem quem Ele é, e o seguem por isso. Certa vez, Jesus perguntou aos seus discípulos o que a multidão pensava sobre Ele, as respostas não passaram de comparações com os profetas, em outras palavras, a multidão tinha uma visão distorcida sobre quem Ele era. Hoje não é diferente, para muitos Jesus é apenas um amuleto da sorte, um recurso transcendental para satisfazer as necessidades existenciais mais supérfluas, o deus que garante a prosperidade financeira e a pobreza intelectual. Para alguns, Jesus representa um Deus tirano e punitivo que garante o legalismo de muitos. Para outros ainda, ele é o fundador do Cristianismo. Já para os discípulos, estava bem claro “...o Cristo, o Filho do Deus vivo.” O Discípulo sabe a quem segue. Conhece seu mestre. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.”
A segunda característica que diferencia a multidão dos discípulos é a paixão pela mensagem do evangelho. Jesus estava pregando para a multidão e não estava preocupado em dizer o que o povo queria ouvir, mas pregava o que precisava ser dito. Então a multidão começou a dizer “... Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” (João 6:66). A mensagem do evangelho vai de encontro à natureza humana, desafia o ouvinte, constrange em amor o pecador, contraria a razão, vai na contramão do curso natural da vida. O evangelho é a contracultura do mundo. Isso não agradou a multidão que logo foi embora. Algumas igrejas hoje ficariam vazias se o evangelho de Jesus fosse pregado com fidelidade. Jesus testando os discípulos perguntou; “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” ao que Pedro mais uma vez respondeu “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”. O discípulo ama o evangelho radicalmente mesmo que a mensagem seja contra ele. Para o discípulo as palavras do evangelho são palavras de vida. “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos”
Uma terceira característica que evidencia o verdadeiro discípulo é o amor. “Sem amor de nada valeria...” O discípulo faz do amor seu estilo de vida. Quanto a isso Jesus foi muito claro, “Nisto conhecereis que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros...”Jo 13:35. Deve ter sido essa a razão que levou Gandhi a afirmar “no vosso Cristo eu creio, eu só não creio é no vosso Cristianismo..” porque enquanto ele pregava e vivia para promover a paz os cristãos faziam a guerra. O amor ao próximo é o indicativo de que brotou no coração do discípulo um verdadeiro amor por Deus.

Por último, gostaria de colocar mais uma característica. O verdadeiro discípulo sabe que está na terra em missão. “Assim como o pai me enviou eu também vos envio”. Quem se converte a Jesus faz da vida um grande ministério, cada momento do seu dia deve ser um sermão. Não está preocupado em guardar bens ou viver para encher seus celeiros, pois somente um louco construiria seu castelo sobre uma ponte. Discípulos são peregrinos na terra. Cada ação precisa ser fruto da sua fé em Jesus, porque foi para isso que Ele nos escolheu. “Não fostes vós que escolhestes a mim, eu vos escolhi a vós e vos nomeei para que vades e dei frutos...”

Visite agora os porões da sua consciência e responda pra si mesmo; Em que grupo você está? Na multidão ou seguindo o mestre de perto como verdadeiro discípulo?
Paz na alma
Tomas...

1 [DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO]:

Saulo disse...

Conheci o Tomas no último sábado(04/06/11), foi um momento lindo onde Deus começou a quebrar as muralhas do meu coração, me mostrando que Ele quer nos provar e aprovar - para nosso crescimento.

Ontem, no culto matinal pude experimentar uma demolição completa; uma implosão perfeita, onde imensas muralhas viraram pó. Me apaixonei novamente por Jesus, e sinto o desejo novamente de dividir tão grande graça com os meus próximos.

Peço oração para que Jesus não deixe eu construir novamente esses muros, com a indiferença do dia-a-dia, me perdendo na correria do trabalho e cuidado apenas da família, e esquecendo a minha principal missão: Amar o próximo como a mim mesmo.

Obrigado Tomas, por ter se permitido usar por Deus naquele sábado.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 VOZ NA RUA. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator