quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O QUE NICODEMOS PRECISAVA SABER

Nicodemos era um homem importante nos dias de Jesus. Profundo conhecedor das escrituras. Um fariseu preocupado com sua imagem. Um membro do conselho dos judeus equilibrado. Moralmente ajustado. Politicamente correto. Rigorosamente disciplinado.
Vemos no evangelho segundo João, três momentos onde Nicodemos aparece. O primeiro deles e o mais conhecido é num encontro as escondidas com Jesus (João 3). O segundo é quando Nicodemos advoga discretamente a causa de Jesus colocando nada mais do que a lei como o único impedimento para a condenação do rei dos Judeus (João 7:50-52) . O terceiro momento é quando o mesmo demonstra uma dedicação tardia presenteando o corpo de Jesus com um funeral digno. (João 19-39).
Mas, o que faltou para Nicodemos?

Ele precisava entender que a única forma de conhecer Jesus é experimentá-lo. A motivação que o levou até Jesus foi mera curiosidade intelectual e não fome espiritual. Saber não é o bastante, é preciso conhecer. Não é possível sistematizar ou teorizar o evangelho. Apenas vivenciá-lo dia após dia. Freqüentemente encontro pessoas que sabem muito sobre Jesus e a teologia, mas não se permitiram experimentá-lo. Jesus não ensina nenhuma teoria, não prega as cinco leis, os dez passos, não há cartilhas. Com Jesus é “segui-me”! Pois o evangelho é um estilo de vida, e não para ser estudado como uma filosofia desencarnada.

Nicodemos também precisava entender que a lógica do homem é loucura para Deus. Ele chega afirmando sua lógica de causa e efeito “Sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. E continua usando a lógica em toda a conversa. O interessante é que Jesus não se sente feliz por ter sido reconhecido pelos seus feitos. Não se mostra empolgado com o fato de ouvir isso de um fariseu. Leia as escrituras e você perceberá que o evangelho é marginal. Jesus foi o rei que nasceu numa manjedoura e viveu sem bens. Foi o sacerdote que não usava roupas especiais, não tinha um espaço religioso e era o próprio sacrifício. Foi o profeta que era a própria mensagem. Jesus escolheu homens desqualificados para dar continuidade ao seu trabalho e se aproximava de prostitutas, possessos, ladrões com graça. Você vê alguma lógica nisso? Não podemos entender a mente de Deus, caso isso fosse possível, não seria Deus. A lógica de Nicodemos só o separava da loucura do evangelho.

Por último, Nicodemos admirava Jesus, mas não estava disposto a segui-lo. Jesus não é um ser narcisista e carente de atenção. Ele não se interessa por admiradores, mas apenas seguidores. Jesus recebe um pescador trapalhão e ignorante que estava disposto a segui-lo, mas rejeita um estudioso e curioso dos fenômenos espirituais que apenas o admirava. Não é possível ser discípulo sem deixar tudo para o seguir. Jesus aceita um homem em pedaços, mas não um pedaço de um homem. Não existe meio termo. Os mornos serão sempre vomitados. Jesus foi claro “não se pode servir a dois senhores” “quem não é por Jesus é contra ele”. O evangelho sempre é radical. Jesus não conhece admiradores, apenas seguidores.


Por: Tomas

0 [DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO]:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 VOZ NA RUA. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator