domingo, 29 de maio de 2011

Ouço música do mundo, amo dançar, meus amigos não são crentes e eu não sei orar!

Ô querido pastor (:
Não sou a pessoa mais crente, mais fiel e longe de ser a mais santa e engajada. Mas tenho sonhado tanto em ser uma verdadeira mulher de Deus, de ser conhecida assim... desde que vim morar “aqui” minha vida espiritual começou a desandar... Eu gostava das músicas que eu ouvia... de dançar.. e das minhas amizades. Pela primeira vez na minha vida busquei a Deus com vontade de Deus. Quis o céu não por medo do inferno, mas pela presença de Jesus Cristo. Tenho conhecido um Jesus maravilhoso mas tenho um grande problema ainda. EU NÃO SEI ORAR!... Eu passo o dia conversando sozinha, acho que quem me vê pensa que sou louca, falo com Jesus sobre tudo como se fosse uma amiga com quem comento absolutamente tudo. Mas na hora de ajoelhar e fazer aquela oração bonita com começo meio e fim, eu saio trocando tudo. Se é pra primeiro agradecer, pra depois pedir, por quem pedir, eu fico nervosa, me enrolo toda. Isso tem me atrapalhado tanto... me sinto tão longe do que gostaria de ser. Fico querendo que Deus me diga o que quer de mim, mas como fazê-lo sem orar? É o que sinto... lembrei que vc disse que quando precisasse poderia mandar e-mail que quando você pudesse, responderia (:
Vou aguardar pacientemente e incoerentemente ansiosa (ahah) a resposta.

RESPOSTA:-----------------------------

Minha irmã e amiga, Paz e liberdade pra tua alma!
Para muitos o processo de conversão é na verdade a separação de algumas coisas boas das quais Jesus nunca pediu para que nos afastássemos. Esse “mundo” do qual os evangélicos falam não é nem de longe o “mundo – mentalidade diabólica” do qual Paulo nos aconselha a não se amoldar (Rm12). Quero começar com a idéia da tal música do mundo.
Aliviaria o seu coração se eu falasse pra você que não conheço o número de nenhuma rádio evangélica, que quase não escuto a chamada música gospel, e que muitos músicos da nossa igreja tocam na noite? Essa dicotomia do sagrado e profano, do religioso e do secular, criada por uma cultura legalista não existe. Você conhece alguma música que seja de marte? Toda música é do mundo! São sempre as mesmas sete notas e suas belas variações. Pecado mesmo é separar um amante da arte de sua boa música num processo alienante simplesmente por ela não ser denominada cristã. Só existe a música boa e música ruim, e cabe a você selecionar o que lhe convêm. O diabo nunca criou nada, ele só é pai da mentira. O máximo que pode fazer é distorcer o que Deus criou. Toda boa dádiva é presente do Pai das luzes. Tudo que é bom me leva até Deus. Aquele que se sabe criatura enxerga seu criador em todas as coisas. Deus é o maior de todos os artistas. O discípulo é abençoado até quando vai ao circo! As proibições feitas pela igreja e aceitas sem entendimento só geram adoecimento para seus membros e famílias. Portanto ouça o que é bom pra ti. Meu conselho é que não se limite a esses mantras pobres harmônica e melodicamente e que repetem a mesma frase tantas vezes por serem desprovidos de letras que nos leve a reflexão. Toda verdade é de Deus mesmo cantada por ateus.
Sobre gostar de dançar, temos algo em comum! Dançar é a linguagem corporal que anuncia um coração feliz. Davi e muitos outros personagens bíblicos dançaram com a aprovação de Deus. Qualquer pessoa que faça uma pesquisa séria sobre a dança nas escrituras vai perceber isso. O próprio Jesus adorava uma festa. A dança pode ser um poderoso instrumento de sedução, mas “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro.” (Tito 1:15) Saiba que até as coisas mais inocentes podem causar grandes males quando feitas na hora errada, com a intenção distorcida, e nos ambientes inoportunos. Não seja ingênua. Em nossa igreja uma vez por ano dançamos toda a noite juntos ao ritmo contagiante do forró. Não se culpe por gostar de algo tão bom. Lembre-se que quando a dança for apenas dança terá a aprovação de Deus.
Sobre suas amizades, não viva a síndrome da imunidade baixa de só se relacionar com o igual, pessoas que vivem as mesmas coisas e crêem nas mesmas idéias que você é alienação. O discípulo de Jesus aprende com seu mestre que o pecado dos perdidos não lhe contamina quando o seu coração está bem resolvido com a graça. De que serve o sal no saleiro? Não somos feitos pra atribuir, contaminar, influenciar o mundo? A quem vamos evangelizar se todos nossos amigos partilham da mesma fé? Qual estranho nos dará crédito? Lembre-se que acerca do Filho do Homem disseram: “eis aí um glutão, bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores..." Título que ele aceita sem se defender. Portanto, saiba amar os moralmente inaceitáveis e se aproxime com suave graça dos diferentes e você verá que o vírus da salvação é bem mais forte e contagioso.
Você falou que não sabe orar, mas diz falar “com Jesus sobre tudo como se fosse uma amiga com quem comenta absolutamente tudo.” Pois eu lhe digo que isso é oração. Pare de tentar viver uma espiritualidade enlatada, em série fabricada pelos que massificam o pensamento. É para a liberdade que Jesus nos chama, liberdade até na oração. Não existe ritual na oração. Não precisa ser necessariamente de joelhos, ou nas horas marcadas, ou com início, meio e fim. A oração não precisa de uma liturgia. A oração é quando a alma se comunica com o Eterno. Não há regras ou um manual que determine um check-list da oração. A espontaneidade, simplicidade e sinceridade de coração é o que garantem o sucesso do dialogo. Cultive a disciplina da oração. Não se preocupe em orar um tratado teológico ou algo encantador. Deixe as orações bonitas para os fariseus que oravam na praça, mas não falavam com Deus. (Nunca ore pensando no que sua oração vai gerar no coração das pessoas). Que seja Deus o único endereço da sua oração. Qual de nós sabe orar? Não é por isso que temos o Espírito Santo que nos ajuda diante do Pai? Quando você não se preocupar com essa formalidade obrigatória e se colocar livremente no confessionário/divã de Deus, você vai perceber na sua oração quem Deus é para você (“Pai nosso que estás no céu”). Vai adorá-lo e desejá-lo pelo que ele é (“santificado seja o teu nome; venha o teu reino”). Vai saber que a nossa vontade deve ser o cumprimento da Dele em nós (“faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”). Vai aprender a esperar a provisão de Deus sem estar ansiosa (“o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”). Vai entender que a forma com Deus nos trata está diretamente relacionada com a qual nós tratamos o próximo (“perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”). Você vai reconhecer sua fraqueza e viver dependente Dele (e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal). Vai entender a soberania de Deus e não questioná-la (pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!)

No amor e simplicidade que aprendi no evangelho...

Tomas...

4 [DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO]:

Patty disse...

Cristianismo saudável...Autêntico e livre!

Abs,

Patty

Anônimo disse...

Me sinto contemplado nessas sábias e simples palavras... sso é EVANGELHO!
Deus te abençoe!
Numa mesma oração,
Teu mano,
Diogo.

Dinah Mileyde disse...

Criada numa família onde o desejo de fazer a vontade de Deus se confundiu com regras e doutrinas humanas... Carreguei esse fardo sem nem perceber o quanto deixava minha carreira espiritual mais morosa.
Fui muito intolerante com tantas coisas, simplesmente por querer acertar. Hoje, estou mais livre do que nunca! Acho que o Jesus que conheço não é o mesmo "chato" que me apresentaram. Ele é muito LINDO e se interessa por minha felicidade, não está preocupado em ditar regras.
Contudo, é bom lembrar: “tudo me é licito, mas nem tudo me convém”, nos cabe uma boa dosagem de sensatez e compromisso.
Deus confirma nossas escolhas proporcionando paz como confirmação.
Afinal, a felicidade começa aqui, o céu é a extensão das nossas escolhas. “Toda boa dádiva é presente do Pai das luzes. Tudo que é bom me leva até Deus.”

Livre em Cristo,

Dinah Mileyde

dinahmileyde.jornalista@gmail.com

Anônimo disse...

Musica do mundo? E existe outra musica que nao seja do mundo? Tudo é do mundo e o mundo é uma criação de Deus...logo e bom.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 VOZ NA RUA. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator