quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma Proposta Política

Vejo muitas (e merecidas) críticas aos políticos Brasileiros. Alguns falam sem muito conhecimento e acabam por generalizar, outros falam com um humor inteligente (Ex: CQC), outros, intelectuais, criticam de forma científica e mais coerente. O fato é que muitos criticam, e com toda razão, mas não propõem novos caminhos. Eu quero contaminá-los com uma utópica proposta de mudança para a política do Brasil.
Que essa situação precisa mudar todos sabemos, mas como? Quando viveremos uma nova realidade política?
Talvez, quando quem representar o povo for do povo, conhecer e sentir a dor da massa. Precisamos de um governo movido por empatia e não por interesses pessoais (desses já estamos cheios). O grande líder bíblico, Neemias, chorou ao saber da situação sofrida que seu povo vivia e então decidiu organizar uma grande reforma em Jerusalém. (Ne 1:4). Outro líder exemplo foi Moisés, que não se conteve diante das injustiças sofridas pelo povo hebreu (Êx 2:11-12).
Quando teremos mais qualidade na educação? Quando os filhos dos nossos governantes forem obrigados a estudar nas escolas públicas sem estruturas adequadas, onde os professores precisam se desdobrar com uma remuneração vergonhosa.
A saúde pública será levada a sério nesse país quando os deputados tiverem que entrar na gigantesca fila do SUS para esperar uma consulta na urgência e depender de uma das pouquíssimas ambulâncias para voltar pra casa.
O transporte público será priorizado quando nossos vereadores e prefeitos deixarem o carro em casa e esperarem um ônibus ou metrô lotado às 18:00h da tarde de um dia chuvoso.
Veremos uma justiça mais eficaz e cega pela igualdade quando não houver as imunidades parlamentares e os nossos senadores temerem a punição por seus crimes tanto quanto qualquer pobre negro no Brasil.
Teremos um salário mais coerente quando os ministros não desfrutarem dos “auxílios palitó, viagem, papel higiênico... ”, mas descobrirem o malabarismo de viver todo o mês com o tal do salário mínino.
Sei que parece ridiculamente utópico, mas será mesmo? Fica o exemplo do presidente do Uruguai.
José Mujica é um homem fora do comum. Ele doa 70% de seu salário para o partido que o elegeu, o Frente Ampla. A diferença entre ele e a maior parte de representantes de sua geração é que não enriqueceu, nem admite sequer adotar um modo de vida de classe media. O principal bem em seu nome é um fusca ano 87. É muito bem casado com a mesma companheira a mais de 40 anos. Quando senador, Mujica costumava se dirigir ao Congresso de lambreta, num tempo em que práticas ambientais menos poluentes não estavam tão em voga como hoje.
Ele é só mais um, de muitos exemplos de que é possível representar o povo e ser um homem segundo o coração de Deus, um político de conduta admirável.

Com um coração utopicamente esperançoso

Tomas...

2 [DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO]:

Jullian Rodrigo disse...

Mas um excelente texto Tomás. Agora vou passar aqui pra comentar. Ontem mesmo o CQC perguntou aos políticos o que ele achavam da proposta do senador Cristóvam Buarque de obrigar os parlamentares a colocar seus filhos em escolas públicas. Alguns apoiaram (mas não muito convincentemente) ou se esquivaram e outros (ACM neto) chegaram a achar a proposta "demagógica". pra quem duvida:
http://www.youtube.com/watch?v=je8-parZC6c

Priscila Tamar disse...

A mudança na nossa sociedade depende de uma transformação social, onde passe de priorizar o interesses de poucos para priorizar a necessidade de muitos. Apenas 20% da nossa população tem "direito/acesso" a uma educação superior, e esses não entendem que só tem essa oportunidade pq os outros 80% financiam sua educação. Nossa sociedade vai se transformar quando entendermos que esse ideal burguês que temos (se trabalhar e estudar cresce na vida e pode ter sempre) der lugar ao entendimento que todos somos iguais e da mesma forma temos garantidos constitucionalmente o direito ao mínimo: edução, saúde, moradia e alimentação. Precisamos parar de olhar pro nosso umbigo e ver a necessidade de toda uma sociedade que clama pelos seu direitos.

Postar um comentário

 
Copyright 2009 VOZ NA RUA. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator