quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Eu sei o sentido do natal....

A cidade se enche de luzes, as igrejas de cantatas, as crianças de presentes, as pessoas são tomadas por um espírito de fraternidade, e o comercio aquecido denunciam que está próximo o natal.
A minha pergunta é simples, qual é o natal que estão comemorando? Será o de Jesus? Que natal nos apresenta os evangelhos? Qual foi o natal que os discípulos comemoraram?
Na tentativa de cristianizar o paganismo, Constantino acabou por paganizar o cristianismo. O dia 25 de dezembro é uma herança pagã, onde as pessoas cultuavam ao deus da luz/sol (Mitra) nessa data. Provavelmente Jesus nasceu em outubro. O fato de celebrar tal data é de natureza cultural e foi instituída no quarto século.
Você deve estar se perguntando, qual é então o verdadeiro natal? É não apenas o comemorar da encarnação de Deus como homem, mas é quando ele nasce em mim! Acreditar que o natal é uma data no calendário cristão é uma visão medíocre. Natal é um acontecimento existencial que provoca continua conversão. Os apóstolos só conheceram o natal como um novo nascimento interior, que só existiu porque Deus encarnou e reconciliou consigo o mundo. O evangelho é ateu de datas. As escrituras não nos mostram nenhuma data festiva especial, mas sim, que a vida vira uma festa da graça pra quem nasce em Jesus. Natal é mudar de caminho, de vida, de atitude, é ser fraterno não somente em dezembro, mas a vida inteira! É ver nascer em si um outro ser,e tal transformação é fruto da consciência que o evangelho produz. Natal é o caminho para a esperança de vida abundante.
Durante esse ano, eu vi muitos natais. Pessoas que se encontraram com Jesus e nasceram de novo. Começaram sua caminhada e iniciaram o processo de converter-se dia após dia para segui-lo.
Mas, isso quer dizer que nós não devemos festejar o dia 25 dezembro por sabermos da origem pagã dessa data? As coisas tem o significado que atribuímos a elas. A bíblia nos fala na carta à Tito que tudo é puro para os puros. Você não precisa enxergar o mundo como cheio de maldições. Paulo não proibiu os alimentos consagrados aos ídolos. Não permita que sua mente religiosa lhe faça absolver perspectivas polarizadas. Não viva com conflitos e culpas, porque Jesus encarnou para que fossemos livres disso! Não perca esse momento de estar em família, entre amigos com clara convicção que não importa as datas, mas o momento e o significado que lhe atribuímos. Essa é uma boa oportunidade para lembrar da encarnação e celebrar o nosso novo nascimento, o novo caminho. Comemore o amor de Deus ao enviar seu filho na maior atitude de graça que existiu. Isso merece uma boa festa, e creia, Jesus é o amigo das festas. Apenas saiba que o dia do verdadeiro natal é todo dia!

Desejo a todos, boas festas e Paz na alma!
Tomas

1 [DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO]:

Thiago Darko disse...

gostei do post e do blog, feliz natal,
te segui!

Postar um comentário

 
Copyright 2009 VOZ NA RUA. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator